Utilizar o material correto para a tarefa é o que otimizará a limpeza da sua casa ou empresa, facilitando o serviço e deixando o ambiente ainda mais limpo. Para te ajudar, trouxemos algumas soluções práticas que mostram o poder da microfibra na limpeza.
A microfibra, que até pouco tempo era desconhecida, vem revolucionando o mercado de higiene e limpeza com seu poder, qualidade e imensa durabilidade. Com o diâmetro dos fios cerca de 100 vezes menor que um fio de cabelo humano, é formada 80% por poliéster e 20% poliamida (as medidas também podem mudar dependendo do uso, dando mais versatilidade ao produto), sendo feita totalmente de material sintético não-biodegradável.
O tecido de microfibra remove partículas poluentes, sujeira oleosa, gordura, e ainda tem um forte poder de absorção sem deixar resíduos.
O que leva a microfibra a ser melhor que as concorrentes feitas em tecidos clássicos é principalmente o formato de suas fibras. Fibras de algodão, por exemplo, são cilíndricas, o que diminui consideravelmente seu poder de absorção. As fibras de microfibra, por sua vez, possuem formato de “asterisco”, o que faz com que a sujeira entre nas cavidades do material e lá permaneçam “grudadas”.
Além disso, o equipamento possui carga positiva, o que adiciona uma grande capacidade de reter sujeira como um ímã, já que essa possui carga negativa.
Pelo seu tamanho microscópico, também não soltam fiapos e conseguem entrar em ranhuras que o algodão não consegue. Devido a maior quantidade de superfícies de contato, a microfibra consegue absorver 8 vezes seu peso em líquidos, sendo a escolha perfeita para secagem.
Além da limpeza de ambientes, os paninhos e luvas desse material podem ser usados para limpeza de lentes de câmeras e óculos, eletroeletrônicos, instrumentos musicais e joias. São também favoritos na hora de higienizar e lustrar a lataria do carro, já que por serem eletrostáticos, não arranham a superfície nem deixam rastros na tinta. Para limpar o chão e outras superfícies maiores, existe também o mop com cerdas de microfibra, que possui maior eficiência que os demais.
Se você ainda está em dúvida se deve abandonar os antigos panos de tecido e migrar para a microfibra na limpeza, separamos abaixo outros motivos para você levar em conta na sua decisão:
- Não risca superfícies cristalinas, sendo perfeito para limpar desde a lente de óculos até taças de cristal;
- Alta capacidade de absorção e secagem rápida;
- É econômico e tem altíssima durabilidade, já que pode ser lavado diversas vezes e manter suas propriedades intactas;
- Possui eletrostática, o que significa que consegue “puxar” poeira e gorduras sem espalhá-las;
- A suavidade do produto não agride a pele;
- Não soltam fiapos;
- Não exige mais que água na hora da limpeza. Não necessitando uso de produtos químicos.
Também é indicado o uso dos panos em cores diferentes; utilizando cada cor em um ambiente diferente, dessa forma evitando contaminações. Porém, é importante identificar bem para que área cada pano servirá, especialmente pela cor e pela textura. Caso tenha comprado mais de um item da mesma cor, faça etiquetas ou alguma marca para distingui-los. Por não ser biodegradável, é interessante adquirir produtos de maior qualidade e durabilidade, uma vez que quanto mais tempo durar, melhor será para o meio ambiente.
A utilização de panos e luvas de microfibra na limpeza é muito simples: Basta passar uma face do material onde se deseja limpar, trocando de lado quando notar que o primeiro já absorveu bastante sujeira. Se notar um rastro de água na superfície é porque o pano está molhado demais e o excesso de água precisa ser removido.
Para limpezas gerais, o ideal é utilizar apenas o pano úmido com água morna, o que facilita a retirada de gordura e sujeiras “grudadas”.
Também podem ser usados a seco para remover pó, já que ficam estáticos e atraem pequenas partículas de sujeira para seu interior. Sendo usado a seco, também é possível utilizar o pano de para lustrar e dar brilho em superfícies.
Portanto, caso ainda não utilize produtos de microfibra, considere a mudança para um novo método de limpeza mais eficiente, durável e econômico. A microfibra veio para ficar, e provavelmente dominará o mercado.
Embora não seja biodegradável, tem uma boa durabilidade. Usando adequadamente na limpeza contribuímos para um ar mais limpo (usamos menos produtos químicos) e evitamos poluir as águas.
E você, usa panos de microfibra na limpeza? Deixe nos comentários!