O escurecimento e aparecimento de limo e mofo nos rejuntes de azulejos - principalmente em áreas expostas à umidade - é inevitável com o passar dos anos. E se não for combatido a situação só piora e a impressão de ambiente sujo é a que vai ficar.
Para ajudar na luta contra esta situação vamos listar hoje algumas formas de eliminar esses resíduos de maneira prática e com resultados efetivos.
ÁGUA SANITÁRIA + BICARBONATO DE SÓDIO
A água sanitária deve ser utilizada, exclusivamente, em rejuntes brancos, podendo causar danos severos a rejuntes coloridos ou escuros. Em um recipiente, misture um copo de bicarbonato de sódio e meia xícara de água sanitária. Misture até atingir uma consistência pastosa e então, com uma escova de dentes, esfregue entre as peças. Deixe agir por 15 minutos e lave tudo com água limpa, eliminando todo resíduo da pasta.
VINAGRE
Outro método bastante utilizado e efetivo no combate a mofos, sujeiras e limo, por conta de sua composição ácida, é o vinagre branco de álcool. A técnica é bem simples e consiste apenas em aplicar o produto sobre os rejuntes a serem tratados e esperar por 20 minutos. Lave com água limpa e verifique os resultados.
VAPOR
Caso você não tenha um em casa é possível alugar em estabelecimentos especializados. É uma medida mais drástica, mas que deve resolver caso nenhuma das duas técnicas anteriores dê conta - o que é pouco provável. Com o equipamento montado e com a escovinha engatada na ponta da saída do vapor, aqueça até 180ºC e inicie a aplicação por sessões pequenas. Vá escovando com vapor até que todo rejunte da área tratada esteja limpo. Depois é só eliminar a água e as sujeiras que possam ter ficado com um pano limpo e o serviço estará feito.